sábado, 22 de outubro de 2011

PREVENÇÃO DE CÃIBRAS

O surgimento de uma cãibra pode ter várias causas. A cãibra pode surgir duranteou logo após um esforço.Nesse caso, é preciso interrogar-se sobre a qualidade do treino fornecido previamente. O calor ou um esforço prolongado podem causar cãibras.É interessante observar que a maior parte das cãibras registadas atingem os membros inferiores, já que são os que participam no esforço, seja qual for a actividade desportiva praticada. Dado que a cãibra é o resultado de uma disfunção da contracção muscular, podemos pensar que resulta de um dos elementos que intervêm e permitem essa contracção. Ao que parece, a cãibra intervém quando as reservas de glicogénio muscular estão esgotadas ou foram muito gastas. Isto implica uma falta de glúcidos alimentares.No entanto, uma cãibra aparece também durante o descanso, o que leva a suspeitar de outras causas. Assim sendo, as cãibras, muitas vezes nocturnas, derivam de carências em vitaminas e minerais . Este défice não permite uma contracção muscular normal (o cálcio intervém na contracção muscular, as vitaminas B1, PP e C intervêm no metabolismo dos glúcidos, também eles indispensáveis para a contracção muscular).Podem ser consideradas várias medidas dietéticas eficazes na luta contra as cãibras:

Consumir glúcidos em quantidade suficiente (açúcar) antes do esforço (consultar "Dieta dissociada escandinavo e seus derivados") mas também durante o esforço, se este for demorado; não esquecendo uma dose de recuperação adaptada ao esforço fornecido.

Tenha o cuidado de não consumir demasiado café ou chá antes do esforço; a cafeína pode favorecer o aparecimento de cãibras.
Adoptar uma alimentação equilibrada e variada, a fim de evitar carências em vitaminas e/ou minerais.
Consumir regularmente legumes e fruta fresca, sempre que possível crus, cereais e derivados integrais, um lacticínio em cada refeição.

FONTE: http://muscul.az.free.fr/pt/dietetic/cramp.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário