segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A ORDEM DOS EXERCÍCIOS IMPORTA?

Você sabe quais grupamentos musculares vai treinar hoje? Possivelmente sim.
Mas você sabe exatamente quais exercícios e em qual ordem irá realizá-los?
Muitos escolhem seus exercícios no semáforo antes de chegar na academia, outros por gosto pessoal, prioridade, mas a maioria escolhe sem critério algum mesmo. 

Na verdade o que se vê é uma mistureba de exercícios a esmo, onde a carga de treinamento (séries, repetições, intervalo, sobrecarga) quase nunca é seguida de acordo com o objetivo do aluno. Consequência disso? Por mais que o praticante se mate, os resultados
são no máximo discretos.

Primordialmente devemos nos ater a entender a função que cada músculo exerce (extensão, flexão, adução, abdução, rotação) bem como quais são os efeitos do exercício escolhido sobre ele.
Um dos erros mais comuns é escolher um determinado exercício de acordo com o tamanho do músculo. Exemplo: O cidadão treina peitoral antes do tríceps braquial, alegando o primeiro ser maior que o segundo.
Será?

Platonov (2004), afirma que o grau de catabolismo e de fadiga neuromuscular independem do tamanho do músculo, mas sim do estresse fisiológico imposto a esta estrutura.

Holzbaur et al (2007) realizou uma medição a qual verificou que tanto em volume médio, área de secção transversa e comprimento o tríceps se mostrou MAIOR que o peitoral em todas as medições. Isto posto, concluímos que é equivocado escolhermos a ordem dos exercícios pelo tamanho que achamos que ele tem (Marchetti, 2014).

O que precisa ser entendido é que o praticante não deve realizar o que quer, mas sim o que PRECISA! Caso contrário vai ficar derrapando em resultados.
Em que ordem faremos então? Exercícios monoarticulares (ou isolados) devem ser feitos antes ou depois dos multiarticulares (mais de uma articulação envolvida)?

Gentil et al. verificou que ao realizar o exercício o exercício multiarticular (Supino Reto) antes do monoarticular (Peck Deck), (método pré exaustão) não se evidenciou maior atividade mioelétrica significativa no peitoral maior e deltóide anterior, porém em tríceps houve sim uma importante diferença . Ou seja, se está priorizando o peitoral maior, nesse caso os multiarticulares devem ser feitos antes dos monoarticulares. 

Salles et al investigou o efeito da ordem dos exercícios Leg Press e Cadeira extensora e concluiu que ao fazer o método pré exaustão (mono antes do multi), um número maior de repetições totais é realizado.
Meus amigos, existem inúmeras variáveis a serem observadas e tudo varia de acordo com o objetivo de cada praticante. Contudo, um bom profissional de Educação Física que conhece biomecânica e fisiologia torna tudo mais fácil, seguro e eficaz.

PROF. GUSTAVO ZORZI



Nenhum comentário:

Postar um comentário