quarta-feira, 30 de novembro de 2011

RECUPERAÇÃO ENTRE SÉRIES DE EXERCÍCIOS

Os tempos deverão ser adaptados a cada indivíduo. Trata-se de indicações gerais que exigem uma adaptação.
O tempo de espera entre cada série depende da intensidade e da duração do esforço dispendido durante o exercício:


CARDIO-TRAINING / CIRCUIT-TRAINING :
O esforço é de baixa intensidade por ser de longa duração. O oxigénio é transportado para os músculos durante o treino, pelo que não é necessário fazer qualquer tipo de pausa. Trata-se de um treino de tipo aeróbico. No caso do circuit-training, a deslocação entre cada aparelho é suficiente para recuperar. Em cardio-training, é possível passar da bicicleta para o remo, e para o stepper sem efectuar qualquer pausa significativa, excepto para limpar a transpiração e beber um pouco.
SÉRIES DE 15/20 REPETIÇÕES:
O esforço é de baixa intensidade, mesmo que seja de longa duração. Pode terminar-se a série exausto, mas depressa se constata que é possível efectuar outra de igual duração. Preveja para este tipo de treino entre 30 segundos e 1 min de recuperação.
SÉRIES DE 8 / 12 REPETIÇÕES:
O esforço torna-se mais intenso, o músculo treina mais em anaerobia. O sangue circula mais dificilmente no músculo durante o movimento. Atinge um esgotamento das reservas de oxigénio/glicogénio e uma acumulação de ácido láctico que é preciso eliminar. Preveja para este tipo de treino entre 1 min e meio e 2 min de recuperação.
SÉRIES DE 1 / 3 REPETIÇÕES:
A intensidade é máxima, a carga de treino é muito importante. Depressa se atinge a asfixia muscular. Preveja para este tipo de treino entre 3 e 5 min de recuperação.


FONTE: http://muscul.az.free.fr/pt/sujets/tprecup.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário