domingo, 10 de junho de 2012

CORRA COM UM TÊNIS ADEQUADO

O Local de treinamento influi na escolha de tênis. Se você treina em estrada de terra irregular e com lama deveria preferir tênis da categoria ‘trilha’. Se corre em pisos muito duros, como concreto, procure calçados com maior amortecimento.
O tipo de treino também é outro fator a se considerar. Corredores velozes podem desejar um tênis da categoria performance para treinos em ritmo rápido. Também pode-se utilizar este tipo de tênis para competições por serem mais leves.

Há ainda aqueles tênis desenhados especificamente para competições. Alguns são extremamente leves e feitos para corridas de até 10 Km. Outros têm um grau maior de amortecimento e podem ser usados em maratonas. Entretanto, se você vai fazer uma maratona acima de 3 horas, deve preferir um tênis com maior amortecimento no lugar dos de competição.

Tão importante quanto escolher o tênis correto é saber quando aposentá-lo.

Uma causa comum de lesões é correr com tênis gastos que já deveriam ter sido aposentados. Alguns sinais, como desgaste da sola, são bem claros. Entretanto, mesmo um tênis parecendo novo pode já ter perdido grande parte da capacidade de amortecimento.

Há tênis com maior ou menor durabilidade, mas em geral recomenda-se trocar entre 560-880 Km de uso. Se você está voltando de uma fratura por estresse, deve aposentar o tênis entre 560-640 Km. Corredores pesados também podem ter que trocar o tênis mais cedo.


Fonte: Manual do Corredor



Nenhum comentário:

Postar um comentário