sábado, 22 de dezembro de 2012

ATIVIDADE FÍSICA X FESTAS DE FIM DE ANO

Final de ano chegando e o ritmo vai diminuindo. São as tão esperadas férias escolares e em muitas empresas as férias coletivas também acontecem nesta época. Além de ser um período em que planejamos muitas viagens, esta época é propicia para muita festança. São as festas de formatura, as confraternizações de empresas, escolas, clubes, etc. Isso sem considerar, é claro, do Natal e do Ano Novo, que sempre são muitos festejados nas famílias brasileiras.

E quem perde com isso? A atividade física, é claro!
Normalmente deixados de lado nesta época do ano, os exercícios acabam fazendo falta em muitos aspectos. Em alguns casos, a falta de continuidade atrapalha até mesmo aqueles que deixam a programação da semana inteira para realizar em um ou dois dias, sobrecarregando o corpo, que a esta altura sofre o processo de despreparação.

Descansar e comer bem não significa deixar de lado o corpo. É praticamente impossível, nesta época do ano, não abusar um pouco, comendo e bebendo em algumas festinhas a mais, porém é muito importante diagnosticar exageros muito excessivos. Cuidado com o abuso em bebidas alcoólicas, excesso de gorduras, carboidratos e doces. Muito cuidado na realização de exercícios após estes excessos também, pois em alguns casos, o peso na consciência acaba ajudando as pessoas a sobrecarregarem demais o gasto energético, aumentando por conta própria a intensidade ou duração do treino, tudo isso devido a alguns exageros nas festinhas.

A prática de atividades físicas nesta época deve ser planejada de uma maneira que ajude com a mudança de rotina. Se possível, realize atividades que gosta, optando por atividades em grupo, pois desse modo, amigos e familiares também poderiam participar. Os exercícios poderiam envolver modalidades diferentes e que fossem escolhidos de acordo também com as necessidades de cada indivíduo, por isso as atividades físicas devem ser desenvolvidas por um profissional da área, e mesmo que você faça viagens coma a família ou amigos, é possível que uma boa orientação seja realizada. Com um bom planejamento, com certeza os resultados e a promoção da saúde serão muito mais eficazes. Aqui vão 10 dicas para o fim de ano:

1. Nas semanas de Natal e Ano Novo realize suas atividades físicas moderadamente;

2. Nos dias que antecedem as festas mantenha seu cardápio;

3. Beba moderadamente, tanto bebidas alcoólicas quanto refrigerantes;

4. Comece cada refeição pelas saladas cruas, não importam quais sejam;

5. Aproveite para testar algumas receitas saborosas e de baixo valor calórico;

6. Dispense a manteiga na preparação de pratos. Dessa forma você diminui a quantidade de gordura das preparações;

7. Troque as frutas em calda/conserva pelas frutas frescas;

8. Coma pequena quantidade de nozes, amêndoas e castanhas, pois elas são calóricas;

9. Se abusou de gorduras, proteínas, carboidratos ou álcool, faça compensação de calorias e tome bastante água.

10. Aproveite o ano que se inicia para: começar definitivamente uma atividade física ou dar continuidade a ela, não interromper o tratamento e os cuidados com a alimentação.

Quem pensa que não vale à pena fazer atividade física no fim do ano está muito enganado. No caso da prática de exercícios somente nesta época, vale a máxima de que fazer um pouco é melhor que nada. Desde que respeitados os limites do corpo e da saúde, toda movimentação é válida para amenizar os efeitos do sedentarismo. O problema é se a pessoa não faz nada durante o ano e, nas férias, joga suas partidas de futebol. O organismo não está apto a isso.

Então, aqueles que não praticaram exercícios durante meses decidem aproveitar a tranquilidade das férias e o clima favorável do verão para fazer alguma atividade física. Uma dica é aproveitar a empolgação de fim de ano para melhorar sua qualidade de vida e para tomar gosto pelos exercícios. Durante o ano todo, as pessoas vivem na correria do dia-a-dia e muitas vezes não se dão conta do quanto estão sedentárias. Com a proximidade do verão, passam a se preocupar com a saúde e, principalmente, com o corpo. Afinal, é nesta época que frequentamos as praias e utilizamos roupas mais curtas e leves.

Fica a dica: praticar atividades físicas regularmente, até mesmo durante as férias, é possível. Basta um planejamento ideal e muito empenho. Cuidado com excessos com bebidas alcoólicas e comidas. Cuide da sua saúde: dessa tarefa não podemos tirar férias nunca. Saúde em primeiro lugar.

Laert Braz Junior é formado em Educação Física no Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e pós-graduado na Universidade Gama Filho em Atividade Física Adaptada e Saúde. É professor na academia Saúde Activa.

Blog: http://juniorbrazpersonal.blogspot.com  


FONTE:  http://www.jornaloimparcial.com.br/v2/index.php?tpconteudo=artigo&id=2377&idc=5

Nenhum comentário:

Postar um comentário