quinta-feira, 28 de março de 2013

COMO ESCOLHER O MELHOR TÊNIS PARA FAZER EXERCÍCIOS


O tipo de pisada, o descanso entre os treinos e o esporte praticado interferem na escolh
Tantas opções diferentes de tênis confundem quem precisa escolher um modelo para praticar esporte. Se você está nessa situação, bom sinal - já entendeu que não dá para reaproveitar o par usado para ir ao shopping ou ao supermercado. E usar parte do seu tempo na escolha do calçado ideal, sem dúvida, traz muitas recompensas, começando pela proteção a lesões e terminando em mais rendimento durante os exercícios. "É preciso considerar o tipo de atividade física, o terreno onde ela vai ser praticada e a forma da pisada", afirma o fisiologista do esporte Raul Santo, da Unifesp.

• Pergunta 1: Quem pode dizer qual o meu tipo de pisada e tênis adequado?

Um fisioterapeuta especializado em esporte, postura e biomecânica

Nota: O fisioterapeuta especialista em esporte, postura e biomecânica é o profissional habilitado a realizar com segurança avaliações e testes específicos para identificar o tipo de pisada de cada atleta. "O tênis adequado precisa oferecer amortecimento e estabilidade para o seu tipo de pé", afirma o fisioterapeuta Evaldo Bósio, da clínica Prime, de São Paulo. E fique atento aos testes fornecidos em lojas de material esportivo: segundo o especialista, essa avaliação é muito mais complexa do que simplesmente andar em cima de uma plataforma ou sensor. "Outros fatores, como estrutura dos membros inferiores, músculos do quadril e ângulos dos joelhos são fundamentais para o diagnóstico correto do tipo de pisada."

Pergunta 2: O amortecimento do tênis varia conforme o esporte?

 Sim, esportes com maior impacto, como corrida e basquete, precisam de mais amortecimento.

Nota: De acordo com o fisiologista do esporte, Raul Santo, cada modalidade tem exigências específicas. "Alguns esportes pedem mais estabilidade, outros mais amortecimento para ajudar a distribuir o impacto do esporte", diz. Corrida, futebol, vôlei e basquete merecem uma atenção especial por serem esportes de muito impacto. Outras modalidades, como a caminhada, não necessitam de tanto amortecimento.
Pergunta 3: Quanto mais tecnologicamente avançado o tênis:

Desde que o tênis possua as características adequadas para os eu treino, não importa o quão avançado ele é.

Nota: "Existem tênis com padrões tecnológicos avançados, mas que não têm uma boa adaptação para o atleta", afirma o fisioterapeuta Evaldo. De acordo com ele, às vezes tênis muito leves não apresentam boa absorção de impacto, enquanto tênis muito pesados podem ter pouca estabilidade. "Como regra geral, um bom tênis precisa de flexibilidade e amortecimento eficaz, independente ser por meio de placas, espumas ou gel."
Pergunta 4: A duração do tênis varia de acordo com:

Os quilômetros percorridos

Nota: O fator primário para a troca do tênis é o desgaste e perda de amortecimento, decorrente do número de vezes que você o usou. "Sentir que você está batendo o pé mais forte no solo é um sinal que o amortecimento está falho e está na hora de trocar o calçado", diz o fisiologista Raul Santo. "Muitas vezes essa troca é feita de forma desnecessária de seis em seis meses, apenas porque o atleta encontrou no mercado um modelo mais avançado", afirma Evaldo Bósio.
Pergunta 5: O tênis para esporte deve ser um número menor ou maior que o nosso pé?

Um número maior, pois o pé pode ficar inchado durante o treino.

Nota: Sempre um número maior, pois durante a prática do esporte é comum o pé ficar um pouco inchado. "Se o tênis estiver justo, o pé ficará apertado dentro do calçado, causando atrito, gerando bolhas e em alguns casos até a perda das unhas", diz o fisioterapeuta Evaldo. "Alguns atletas preferem usar um tênis até dois números maior para evitar o desconforto nos pés, sendo recomendado nesses casos amarrar bem o cadarço, para ele não escapar durante o esporte."

Pergunta 6: É importante ter dois tênis e alterná-los, dia sim dia não?

Não é necessário, basta ter 24 horas de intervalo entre um treino e outro.

Nota: Algumas marcas alegam que o tênis depois necessita de 24 a 48 horas para voltar a ter o seu amortecimento adequado depois de uma atividade, mas isso não pode ser determinante na compra de um segundo par. "Comprar mais de um tênis pode ser necessário para pessoas que não mantenham um intervalo de pelo menos 24 horas entre treinos, do contrário é possível usar o mesmo par sem problemas", diz Raul Santo.


FONTE: http://www.minhavida.com.br/fitness/testes/15760-como-escolher-o-melhor-tenis-para-fazer-exercicios?utm_source=news_mv&utm_medium=ciclos&utm_campaign=Sedentarismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário