domingo, 16 de fevereiro de 2014

HIPERTROFIA MUSCULAR E SEUS MITOS

Alguns mitos vão se perpetuando nas salas de musculação como se todos os estudos e técnicas de treinamento estivessem se desenvolvendo em vão.

Um deles são as receitas de bolo para as séries de musculação. É como se nosso corpo fosse uma espécie de máquina calculadora, onde repetir mecanicamente 20,15,12 ou 10 vezes um determinado exercício fosse a formula mágica e única para se atingir um objetivo.

Tenham em mente dois pontos fundamentais para o entendimento do que se segue: carga máxima é aquela que nos possibilitaria executar somente 1 repetição de um determinado exercício e ainda, tentem imaginar nossa força física em uma escala de 0 a 100%:

- Recrutando um percentual aproximado de 50 a 70% da carga máxima, espera-se que a execução de determinado exercício não ultrapasse o número de 20 repetições. Neste limite a hipertrofia e força seriam pouco estimuladas, haja vista que a carga aplicada está entre moderada a baixa.

 - Entre 65% e 90% da força máxima, algo que nos possibilite um número aproximado entre 8 e 15 repetições, a hipertrofia muscular é especialmente estimulada, uma vez que a carga tensional induz maior stress metabólico.

 - De 90 a 100% da carga máxima, o maior estimulo passa a ser de força muscular. O alto stress tensional aciona mecanismos nervosos que vão possibilitar o maior recrutamento de fibras musculares para suportar tal carga

Tudo o que foi exposto até agora é somente uma PARTE da elaboração de um programa de treinamento. O que determina seu o alcance do seu objetivo vai muito, além disto, e inclui dieta adequada.
            
Embora a internet esteja aí para disseminar o conhecimento, não abra mão da orientação de um treinador capacitado e aberto a novas metodologias de treinamento.
            
Troque experiências, tenha seu diário de treinamento particular e jamais entre em uma sala de musculação sem saber exatamente o porquê de seu treinamento.
           
            
Profa. Esp. Renata Santos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário