quarta-feira, 16 de setembro de 2015

HIDRATAÇÃO NO ESPORTE


Todos que praticam um esporte seriamente têm objetivos, sejam eles: ganhar massa, eliminar gordura, participar de uma competição por lazer ou ganhar essa competição. A maioria desses praticantes e/ou atletas sabe que a dieta é primordial para bons resultados, então se preocupam com os carboidratos, proteínas, gorduras e até vitaminas e minerais, porém, se esquecem de um nutriente extremamente importante: a água.

A manutenção do volume de líquidos corporais é extremamente importante para o equilíbrio das funções em nosso organismo. Perdemos uma quantidade grande de líquidos nos processos fisiológicos naturais e quem faz atividade física perde muito mais através do suor durante o exercício, então, a obrigação é repor essa perda.

A desidratação causa muitos sintomas, começando pela sede. Pode causar também fadiga, pele vermelha, tontura, urina escura, cãibras, etc., então, o ideal é evitar que esses sintomas apareçam. Seu desempenho está totalmente ligado ao seu nível de hidratação, então, se você estiver desidratado, provavelmente se sentirá cansado e desanimado rapidamente. Porém, não basta tomar água somente antes, durante e após o exercício. Tome cuidado com sua hidratação o dia todo, desde a hora que acordar.

Recomendações: A hidratação deve ocorrer antes, durante e após a atividade. Para exercícios de até 90 minutos, o ideal é se hidratar durante somente com água para evitar aumento de temperatura. Passado isso, deverá ocorrer reposição de água e de energia. Então, se vc pratica mais do que 1h30 de exercícios intensos, consuma uma bebida esportiva, maltodextrina ou gel de carboidrato com água durante. Exercícios com mais de três horas de duração devem fornecer líquidos para repor água, energia e eletrólitos.

Quantidades: 250-500 ml duas horas antes do exercício e 150-250 a cada 15-20 minutos de treino. Após o exercício, de 300-500 ml por hora com no mínimo 50g de glicose nas primeiras duas horas, para total recuperação do corpo. Diluição do carboidrato na água: 6-8% (por isso a bebida é fraquinha). Se for maior que isso, poderá causar sensação de estômago cheio e estufamento. Uma mistura de glicose com sacarose é interessante.
Dica: Adquira o costume de se pesar antes e após o exercício, assim poderá ver na prática quanto de peso você está perdendo! Se o peso der menor, consuma 150% do peso perdido (1,5L de água para cada 1 kg perdido), porém, se o peso está maior, você está consumindo excesso de líquidos, então tem que diminuir.

Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário