segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

CUIDADOS NECESSÁRIOS AO RETOMAR OS EXERCÍCIOS APÓS AS FÉRIAS

É preciso ter alguns cuidados especiais ao retomar os exercícios após as férias. Afinal, alguns estudos já mostraram que é possível perder até 30% da força que foi conquistada com apenas 10 dias parado. Claro que isso não acontece para todo mundo. É preciso analisar qual é o histórico com a atividade física (há quanto tempo treina, quantas vezes por semana e tipo de intensidade de treino) e quantos dias ficou parado. 

Musculação após as férias
Considerando tudo isso fica muito difícil imaginar qual seria o novo ponto de partida na musculação após o período de férias, uma sugestão geral é diminuir algo em torno de 20% a intensidade de treino. 
Essa redução pode ser feita com a diminuição das repetições que de 15 pode ir para 12 ou até mesmo da carga que pode sair de 10 kg e ir para 8 kg, por exemplo. Após um ou dois treinos o próprio praticante vai perceber se pode avançar a ponto de chegar ao que estava antes ou até mesmo ter que regredir um pouco mais. Vale ressaltar que tudo depende do trabalho que está fazendo, hipertrofia, resistência, emagrecimento e por ai vai. 

Aeróbico após as férias
Quanto aos exercícios aeróbicos os cuidados com intensidades também devem ser observados, porém os prejuízos costumam ser menores do que o de força e flexibilidade, por exemplo. Nesse caso é bem comum após uns 10 dias parado ter prejuízos da ordem de 10%. E nesse caso pode ser diminuído o tempo da atividade ou até mesmo a intensidade que se for na esteira será em quilômetros por hora. 
Quando o assunto é treino aeróbico um dos melhores indicadores é a frequência cardíaca. Caso o praticante tenha a prescrição de treino aeróbico com base nela, fica tudo mais fácil. Isto porque ele vai ter que achar a intensidade de treino que seja proporcional a frequência cardíaca alvo, por exemplo, se o treino diz que é para chegar a 140 bpm, o praticante vai aumentando a intensidade em quilômetros por hora até chegar nesse alvo. 

A importância dos cuidados após as férias
As medidas mencionadas acima são importantes para evitar lesões. Infelizmente ou felizmente, atividade física é muito ingrata, parou perdeu. Desta forma ninguém pode retomar os treinos achando que está do mesmo jeito que parou. 
Esses alterações podem durar de um treino até mesmo um mês, tudo depende do tempo que ficou parado e o que fez nesse período, se comeu muita besteira, se ingeriu muita bebida alcoólica, se aumentou muito o peso, entre outros fatores. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário