domingo, 16 de janeiro de 2011

SENTIR DOR LATERAL DURANTE A ATIVIDADE FÍSICA

Sentir dor lateral na barriga ao fazer atividade física é comum e não oferece perigo. Conhecida popularmente como "dor no baço", ela costuma aparecer quando está fora de forma ou resolve fazer exercícios pesados demais. Ela ataca não só corredores mas em qualquer exercício muito intenso.

Causas prováveis:
-aumento momentâneo do baço ou do fígado
durante o exercício, o coração bate mais rápido, o que intensifica o fluxo sanguíneo, pode causar o inchaço desses orgãos, se a dor for do lado direito, trata-se do fígado, se esquerdo é baço.

-contração dos orgãos
esta hipótese é contrária à anterior. A atividade intensa faria os músculos absorverem o sangue que estaria sendo enviado aos orgãos abdominais (estômago, intestino, fígado, baço, pâncreas...)
resultado, eles se contraem e surge a dor.

-movimentação interna
o impacto do corpo com o chão (no caso da corrida) ou a movimentação intensa do tronco que acontece em outros esportes provocaria tração (e consequentemente, dor) em estruturas que protegem os orgãos, semelhantes aos ligamentos musculares.

-descontrole da respiração
quem está fora de forma costuma repirar errado durante o exercício. Isto pode irritar o diafragma (o músculo da repiração) ou ainda atrapalhar a circulação sanguínea, causando uma deficiência de oxigênio nesse músculo.

O que fazer quando a dor aparece
Diminuir o ritmo do exercício e repire pausadamente, soltando o ar com força. Se mesmo assim a dor não passar, pare. Com um condicionamento físico melhor o problema pode desaparecer.

FONTE: Revista Boa Forma

Um comentário:

  1. Faço exercícios intensos a mais de um ano, como Zumba e HIIT e continuo tendo a "dor no baço" extremamente forte. O que faço?

    ResponderExcluir