sábado, 19 de fevereiro de 2011

SUOR

A transpiração, ou suor, é a maneira pela qual seu corpo se refresca, seja pelo calor produzido pelo trabalho árduo dos músculos ou pela ação de nervos super estimulados.

A glândula do suor em uma pessoa possui aproximadamente 2,6 milhões de glândulas sudoríparas na pele. Estas se distribuem por todo o corpo, exceto nos lábios, mamilos e órgãos genitaisrnos. A glândula sudorípara fica na camada da pele chamada derme junto com as terminações nervosas, folículos capilares.

Há dois tipos de glândulas sudoríparas:
glândulas écrinas - encontradas em todo o corpo, particularmente nas palmas das mãos, solas dos pés e testa;
glândulas apócrinas - encontradas principalmente sob os braços (axila) e na área anal-genital. Terminam em folículos capilares e não em poros.


Nós suamos constantemente mesmo sem perceber. Suar é a maneira pela qual nosso corpo se livra do excesso de calor que é produzido pelo metabolismo ou pelo trabalho muscular. A quantidade de suor produzida depende de nosso estado emocional e do tipo de atividade física. O suor pode ser produzido em resposta a um estímulo nervoso, elevação da temperatura do ar ou exercícios físicos.

Quando o suor evapora da superfície de sua pele, ele remove o excesso de calor e refresca o corpo, isso se deve a um princípio da física parecido com o seguinte: para converter líquido em vapor é necessária uma determinada quantidade de calor chamada de calor de vaporização. Essa energia térmica aumenta a velocidade das moléculas da água para que elas possam escapar para o ar.
Geralmente, nem todo o suor evapora, parte dele escorre pela pele, e nem toda a energia térmica produzida pelo corpo é perdida através do suor. Uma parte é irradiada diretamente da pele para o ar e outra é perdida através das superfícies respiratórias dos pulmões.

Finalmente, quando a água do suor evapora, ela deixa os sais (sódio, cloreto e potássio) sobre a pele, e é por isso que ela parece salgada. A perda de quantidades excessivas de sal e água de seu corpo pode desidratá-lo rapidamente, o que pode levar a problemas circulatórios, falência dos rins e insolação. Assim, é importante beber muito líquido durante os exercícios físicos e ao ar livre sob altas temperaturas. As bebidas isotônicas contêm sais para repor essa perda.

A produção de suor também responde a seu estado emocional. Assim, quando está nervoso, ansioso ou com medo, há um aumento da atividade do sistema nervoso simpático em seu corpo, bem como um aumento da secreção de epinefrina de sua glândula adrenal. Essas substâncias atuam sobre suas glândulas sudoríparas, particularmente aquelas nas palmas de suas mãos e axilas, para produzir suor. Assim, você sente um suor "frio". Além disso, a atividade aumentada do nervo simpático na pele altera sua resistência elétrica, que é a base da resposta galvânica da pele usada em testes do detector de mentiras.

FONTE: Saúde Uol


Nenhum comentário:

Postar um comentário