domingo, 17 de janeiro de 2010

OLIMPÍADAS DE SAINT LOUIS - 1904



Data: 01/07/1904 a 23/11/1904
Países participantes: 12
Total de atletas: 651 (masc: 645 fem: 6)
Participação do Brasil: não participou
Total de modalidades: 18
Total de medalhas distribuídas: 281




Feira e localização esvaziam os Jogos mais improvisados da história
A Olimpíada de Saint Louis, nos Estados Unidos entrou para a história como a pior de todos os tempos. A péssima organização do evento e o baixo desempenho dos atletas fizeram dos Jogos um espetáculo deprimente, beirando o ridículo.
Desde a escolha da cidade sede até o encerramento, os Estados Unidos decepcionaram. Contrariando o Barão de Coubertin, presidente do Comitê Olímpico Internacional, o presidente dos Estados Unidos - Theodore Roosevelt - impôs a cidade de Saint Louis, ignorando Chicago, que apresentava melhores condições para abrigar os Jogos.
Roosevelt escolheu a pequena cidade do Estado de Missouri por causa da Feira Mundial de 1904. Como nos Jogos de Paris, quatro anos antes, os Jogos Olímpicos ficaram em segundo plano.
Apenas 12 países mandaram representantes para os EUA. A interferência política fez com que Coubertin ficasse decepcionado com os organizadores dos Jogos. Apesar de todos os pedidos do presidente Roosevelt, o francês se recusou a comparecer à cerimônia de abertura daquela Olimpíada. A França também não participou do evento, que ficou ainda mais esvaziado, já que a maioria dos comitês nacionais europeus também decidiu não bancar a viagem transatlântica até os EUA.
O lado positivo da Olimpíada de Saint Louis ficou por conta da estréia do continente africano na competição, representado por atletas sul-africanos que estavam de passagem pela Feira Mundial. E, pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, os vencedores foram premiados com medalhas de ouro, os segundos levaram a prata e os terceiros, o bronze.






Nenhum comentário:

Postar um comentário