terça-feira, 30 de novembro de 2010

MANTER PESO COM A IDADE

A preocupação da maioria das pessoas, ultimamente tem sido manter ou reduzir peso, e com o passar dos anos, isso fica cada vez mais difícil. E o que acontece com nosso organismo ao longo do tempo?

As nossas reações orgânicas acontecem mais rapidamente quando somos mais jovens. Uma mulher de 25 anos e 51 kg, por exemplo, necessita de 1444 calorias só para manter suas funções vitais. Com 55 anos, essa mesma pessoa vai precisar de 1289 calorias, ou 12% a menos, para manter as mesmas funções. Então, o que fazer? Devemos nos conscientizar de que, à medida que ficamos com mais idade, nosso gasto energético basal vai diminuindo. E, por isso, é importante diminuir, proporcionalmente, a ingestão de calorias e aumentar a queima delas através da atividade física. Dessa forma, mantemos o peso ideal.

As pessoas tendem a perderem massa muscular com a idade então, além de aumentar o gasto calórico pela atividade aeróbica, precisamos fazer exercícios para manter a massa muscular, com a ginástica localizada e musculação, entre outros. Com o tempo, é importante reajustar nosso consumo de calorias ao nosso gasto calórico, com o aumento da atividade física. Só assim vamos garantir a manutenção de nosso peso ideal, pelo resto da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário